Centro de Atendimento Educacional Especializado - CAEE

•Atender no contra turno do período escolar, alunos que estão inseridos na rede municipal de educação de São Paulo com objetivo de apoiar o processo de aprendizagem e  a inclusão escolar.

 

 

O Atendimento Educacional Especializado (AEE) é o conjunto de atividades e recursos pedagógicos e de acessibilidade organizados institucionalmente, prestado de forma complementar ou suplementar a formações dos alunos com deficiência múltipla sensorial e alunos com surdocegueira, matriculados no ensino regular.

 

 

FORMAS DE ATENDIMENTO

  • AEE – COM A PESSOA COM SURDOCEGUEIRA E OU COM A PESSOA COM DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA SENSORIAL.

          Nesta modalidade de ensino o atendimento se refere às atividades planejadas em conjunto com a escola onde o aluno é atendido no contraturno, bem como o CEFAI, responsável por esta mediação. Dessa forma, é feito o planejamento das atividades e organização do Plano Educacional Individualizado (PEI) em parceria, porém executado pelos profissionais da AHIMSA.

          As atividades do AEE visam apoiar as seguintes áreas: Atividade de Vida Autônoma Social (AVAS), Letramento, melhora da Comunicação e autonomia visando o deslocamento das pessoas a partir das técnicas de Orientação e Mobilidade. Também, outras possibilidades de aprendizagem que visem o entendimento e assistência dos alunos em diferentes dimensões, assim como o olhar para o seu estilo de aprendizagem em todos os locais os quais eles são atendidos.

 

  • AEE – PARA A PESSOA COM SURDOCEGUEIRA E OU COM DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA SENSORIAL

          Esta é uma modalidade de ensino que ocorre entre a parceria da Unidade Educacional (AHIMSA), CEFAIS, familiares e outros profissionais que acompanham o processo de inclusão dos alunos com surdocegueira e com deficiência múltipla sensorial, sendo as atividades realizadas e organizadas em conjunto a partir de reuniões com todos os envolvidos. Tem-se como objetivo principal apoiar a família e a escola onde o aluno estuda.

          A Ahimsa de acordo com as normativas organiza o atendimento do CAEE de forma individual, ou em pequenos grupos atendendo na transversalidade da educação especial nas etapas de ensino.

          Os cronogramas de atendimento bem como as reuniões serão organizados em conjunto, buscando favorecer a presença de todos. Tem como objetivo realizar uma articulação pedagógica entre o professor do CAEE, o professor de sala de aula e CEFAIS, para promover a participação e aprendizagem dos alunos.

          O plano de atendimento do CAEE será organizado em consonância com a família, escola, equipes da unidade educacional e CEFAIS, de forma a complementar as etapas e ou modalidades de ensino definida no PPP.

 

O CAEE/Ahimsa tem como função:

  • colaborar com a rede pública de educação
  • organizar formação continuada para professores que atuam nas classes comuns, nas salas de recursos multifuncionais e nos centros do AEE
  • apoiar as famílias,
  • apoiar a produção de materiais didáticos e recursos acessíveis pedagógicos.